Instituto Federal do Espírito Santo

Campus Santa Teresa

NAPNE

O QUE É O NAPNE?
O NAPNE é um órgão de natureza consultiva e executiva, de composição multidisciplinar, instituído pelo Diretor-Geral de cada campus por meio de Portaria. Encontra-se vinculado, em cada campus, à Diretoria de Ensino, ou órgão equivalente, e tem como referência, na Reitoria, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen). O NAPNE tem por finalidade desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e saída com êxito em seus cursos.
Atualmente, todos os Campi do IFES possuem NAPNE, mas o NAPNE – Campus Santa Teresa foi um dos PIONEIROS em nossa instituição, tendo iniciado suas atividades desde 2007.

QUEM COMPÕE ATUALMENTE A EQUIPE DO NAPNE NO CAMPUS SANTA TERESA?
Atualmente, está em vigor a PORTARIA Nº 074/DG, de 28 de março de 2014, que designa  para a constituição do Núcleo os seguintes servidores:
ANDRESSA PAULA FADINI DE SOUSA: Técnica em Assuntos Educacionais
JAQUELINE ZANOTTI DALMONECH: Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
GLEIDES PULCHEIRA PAIXÃO: Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
KÁTIA SILENE ZORTE: Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
LEONARDO SILVA MORAES: Técnico em Tecnologia da Informação
LUCIENE CRISTINA MERLO: Assistente Administrativo
NAIR ELIZABETH BARRTO RODRIGUES: Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
MARLEIDE PIMENTEL GAVA: Pedagoga do campus
ROSIANE NASCIMENTO DO SANTÍSSIMO: Assistente Social

*Além dos servidores citados, o NAPNE conta com uma vaga de estágio destinada aos educandos do curso de Licenciatura em Biologia.


QUAL É O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 define como sendo o público da educação especial as pessoas com:
I- Alunos com deficiência: aqueles que tem impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
II- Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, com comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos evasivos sem outra especificação.
III- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criativa.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO NAPNE?
Em linhas gerais, os objetivos do NAPNE são:
I – identificar os discentes com necessidades específicas no campus;
II – orientar os discentes com necessidades específicas, bem como seus familiares, quanto aos seus direitos e deveres;

III – contribuir para a promoção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos discentes com necessidades específicas que dele necessitarem;

IV – orientar os servidores e prestadores de serviços do campus quanto ao atendimento aos discentes com necessidades específicas;

V – contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e procedimental;

VI – promover junto à comunidade escolar ações de sensibilização para a questão da educação inclusiva e de formação continuada referente a essa temática;

VII – articular parcerias e convênios para troca de informações, experiências e tecnologias na área inclusiva, bem como para encaminhamento ao AEE;

VIII – contribuir para o fomento e a difusão de conhecimento acerca das Tecnologias Assistivas;

IX – colaborar com a Comissão de Processo Seletivo no sentido de garantir as adaptações necessárias para os candidatos com necessidades específicas que realizarão os exames de seleção para os cursos do IFES.

X – Assessorar outros setores do campus na promoção da acessibilidade de forma extensiva a toda a comunidade escolar.

XI – Contribuir para que o Projeto Pedagógico Institucional do Ifes contemple questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade.


CONTATOS:
Tel.: 27 3259-7849
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

Portaria Nº 1.063/2014 - Homologação

 

Portaria Nº 1.063/2014 - Regulamento Interno

 

 

Filtrar Título 

Exibir # 
# Título do Artigo Acessos
1 Campus Santa Teresa recebe visita de professores surdos, de Colatina 1072
2 I Seminário de Educação Especial 1253
3 Reestruturação do NAPNE 1428
4 Resultado Final para a Vaga de Estágio 68306 1259
5 Aprovação do Regulamento Interno dos NAPNEs IFES 1632
6 Agradecimento do Napne. 1712
7 NAPNE recebe equipe do IF Sudeste de Minas Gerais. 1573

Coordenadoria de Tecnologia da Informação.

Desenvolvido com Joomla!